Editorial: Clique no link e aprofunde seus conhecimentos sobre o conteúdo.
https://www.todamateria.com.br/texto-editorial/
Editorial:
O lado bom das coisas
O coronavírus está aí e todos sabem disso. Não existem muitas alternativas, afinal a doença ainda não tem um tratamento ou cura. O mais indicado é ficar em casa, em isolamento social. Por causa disso foram fechadas as escolas e comércios que não são considerados essenciais para a população. A ideia é que, quanto menos contato com outras pessoas, menos são as chances de contrair e passar a doença.
Todos têm ciência das dificuldades que surgem em momentos como esses, mas sempre existe o lado bom das coisas. Pelo menos é necessário repensar e tentar encontrar pontos positivos em momentos como esse. Um deles é poder ficar em casa, aproveitando com a família e fora da rotina incontrolável do trabalho. Agora todos tem tempo para brincar, conversar e fazer coisas juntos dentro de casa.
Sabe aquele livro que está na prateleira a meses esperando ser lido? Esse é o momento de devora-lo. Lembra daquela lista de séries e filmes que estão esperando na Netflix para serem vistos? Porque não colocar tudo em dia agora, com bastante pipoca e refrigerante. Colocar os prazeres que muitas vezes ficam em segundo ou terceiro plano em dia é o melhor que se pode fazer.
Isso sem falar de resgatar aquele velho jogo de tabuleiro e fazer uma jogatina com sua família ou ainda lembrar de histórias de quando eram mais jovens e passa-las para as próximas gerações – quem não gosta de ouvir causos de seus pais e se surpreender com eles? Esse é o momento de apreciar as coisas boas que o isolamento social e a quarentena podem ofertar.
Também pode ser o momento de organizar a casa, arrumar a prateleira de livros e finalmente pendurar aquele quadro que espera há meses no chão da dispensa. Por que não rever fotos antigas e matar a saudade daqueles momentos e pessoas que já não estão mais entre nós? Com certeza isso fará com que você aproveite ainda mais as pessoas que estão do seu lado.
Infelizmente esse não é o momento de fazer grandes encontros, comemorar aniversários e trabalhar. Estamos em um momento de reclusão necessária para que, em poucas semanas, podermos voltar a nossa rotina. Isso vai fazer com que a saudade aumente ainda mais e os próximos encontros sejam mais proveitosos. Sem falar que, se você terá que ficar em casa, por que não aproveitar o lado bom das coisas?
(Fonte: Jornal online A SEMANA Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2020 )
1) Qual a finalidade do texto em estudo?
2) Qual o fato que gerou o editorial?
3) Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?
A) ( ) Jurídicos
B) ( ) Religiosos
C) ( ) Publicitários
D) ( ) Jornalísticos
4) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir sua ideia. Indique quais são os argumentos apresentados no texto.
5) Sabe-se que os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem à informação (I) ou à opinião (O).
A) Agora todos tem tempo para brincar, conversar e fazer coisas juntos dentro de casa. ( )
B) […] foram fechadas as escolas e comércios que não são considerados essenciais para a população. ( )
C) […] a doença ainda não tem um tratamento ou cura. ( )
D) Pelo menos é necessário repensar e tentar encontrar pontos positivos em momentos como esse. ( )
E) O mais indicado é ficar em casa, em isolamento social. ( )
F) Esse é o momento de apreciar as coisas boas que o isolamento social e a quarentena podem ofertar. ( )
6) No trecho: “… fazer uma jogatina com sua família ou ainda lembrar de histórias de quando eram mais jovens e passá-las para as próximas gerações…” A palavra grifada introduz uma
A) ( ) oposição.
B) ( ) adição.
C) ( ) alternância.
D) ( ) conclusão.
7) No período “Isso sem falar de resgatar aquele velho jogo de tabuleiro e fazer uma jogatina com sua família ou ainda lembrar de histórias de quando eram mais jovens e passá-las para as próximas gerações…”, o termo em destaque pode ser substituído por qual outro de mesmo sentido?
A) ( ) Libertar
B) ( ) Recuperar
C) ( ) Escravizar
D) ( ) Redimir
Nenhum comentário:
Postar um comentário